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Produtora de moda, o que faz?

Produtora de moda, o que faz?

Vamos lá , é uma duvida bem corriqueira. Muitas vezes até quem trabalha no ramo criativo tem duvidas de como funciona o trabalho de um produtor de moda e de um stylist, e muitas vezes pensam que é a mesma coisa.

Mas vamos explicar detalhadamente o que cada um desses profissionais fazem. Porém vamos separar os assuntos em dois post já que pretendo me aprofundar nos detalhes, desta forma não ficará tão longo para a leitura.

Então amanha teremos a parte 2.

Primeiramente vou falar do Produtor de moda, ele é a pessoa responsável por buscar as peças de roupas, calçados e acessórios nas lojas. Mas para isto é preciso ter parcerias nas lojas e marcas da região onde você atua. Este trabalho se inicia um ou dois dias antes da realização da campanha, pois quantos menos dias as peças passarem fora de loja, melhor para não atrapalhar as vendas.

Um bom produtor de moda se diferencia por ter diversas marcas como parceiros, lembrando que para cada campanha de moda é necessário um estilo diferente, cada marca tem sua própria identidade. Uma campanha para marca infantil necessita de acessórios e calçados completamente diferentes de uma marca onde seu segmento principal é Lingerie, por exemplo. Além de que, o produtor deve ter opções para campanha infantil,  fitness,  social,  masculino, plus size e até mesmo pantufas e acessórios para campanhas de pijamas.

 

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Por isso ter um leque de lojas parceiras é tão importante. Além de saber trabalhar com temas distintos, muitas vezes as empresas contratantes definem um tema principal para o catálogo, como foi o caso da coleção primavera/verão 2019 da marca Angel que fizemos, onde foi escolhido trabalhar com peças que remetessem a Grécia antiga. Os elementos trabalhados nos looks eram de extrema importância para transmitir esse conceito.

 

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Ou até mesmo acessórios que não são facilmente encontrado em lojas, como aconteceu nesse editorial que fizemos, onde o conceito principal era militarismo. Elementos como o capacete e o bibico tivemos que buscar em antiquários, devem ser alugados e isso demanda um tempo para pesquisa e garimpo.
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Já em outros momentos tivemos que confeccionar os acessórios, para esta campanha infantil que o tema era doces, confeccionamos tiaras, colares, anéis, entre outras peças.

 

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Além de apanhar essas peças em antiquários ou em lojas,  há sempre a grande responsabilidade de devolver os produtos exatamente da mesma forma que foram pegos. Roupas sem manchas de maquiagem dos modelos, calçados com o solado em perfeito estado e acessórios devolvidos nas cartelinhas de preços corretamente.
É de necessário a devolução em perfeito estado, caso contrário o produtor deverá comprar o que foi danificado.
No caso dos calçados, todos eles devem ser crepados, isso é, passar uma fita no solado até formar uma camada grossa, para que os modelos possam usa-los sem marcar a sola quando caminharem (curtas distancias).

 


O profissional também deverá saber quantidade de cada produto que deve ser levado para a campanha. Há lookbooks com 60 looks e 1 modelo, como também ha outros com 100, 180, 200 looks tendo 3 ou 4 modelos. Então a quantidade de calçados e numeração equivalente ao pé de cada modelo, além de variedade nos acessórios,  é crucial para haver um bom desenvolvimento da campanha. É super comum um produtor carregar muitas sacolas pesadas e ter o carro com caixas e mais caixas até o teto.
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E os trabalhos variam muito de locação, então faz parte do trabalho algumas horas de estrada. O que pode acontecer em grandes campanhas do produtor passar o dia buscando e escolhendo as peças para o job e depois ter que pegar 3 ou 4 horas de estrada para chegar no hotel ou em alguns casos da pra dormir em casa, mas tem que acordar de madrugada para chegar cedo na locação.

 

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Como vocês puderam ver na sequencia dos stories, após a viagem até Criciúma, com ajuda dos assistentes crepamos o solado dos calçados para não danifica-los, para que no outro dia, as 6:30 da manha, começássemos os trabalhos.

Já abaixo, para outra campanha, precisávamos estar as 5 da manha já na locação, para que os modelos fossem maquiados e arrumados lá. O horário era de extrema importância, pois as 6:30 da manha, pontualmente, um navio que estávamos aguardando passaria pelo porto de Itajaí , onde faríamos a filmagem.

 

 

Muito bem, o produtor é responsável por garimpar e buscar os melhores acessórios e calçados em lojas antes da campanha acontecer, deve se atentar ao estilo da marca para levar itens que tenha o conceito correto. Tem que ter um leque variado de lojas que façam empréstimo de produtos, desde infantil, masculino, feminino, plus, fitness, etc.
Muitas vezes precisa buscar peças em antiquários ou lugares inusitados, e até mesmo confeccionar peças especificas para as coleções. Além de ter que ter cuidado com os produtos, crepar calçados e fazer longas viagens para chegar até as locações.

Mas e o stylist?

Bom, isso deixamos para amanha! Espero que vocês tenham gostado, mostramos um pouco do nosso dia-a-dia, mas se ficou alguma duvida ou curiosidade não deixe de falar com a gente. Deixe seu recado que ficaremos felizes em responder!

 

Be WILD
Be Fashion.

 

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